quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

O CAB

Um local bonito e arborizado, lembro que eu patinava e pedalava ali, dava até pra ir andando à escola na época do colegial, contemplando a bela paisagem...


  
 

O Centro Administrativo da Bahia, mais conhecido pelo acrônimo CAB, foi implantado no primeiro governo de Antônio Carlos Magalhães, em 1972, muitos dos edifícios, como os da secretarias, o Centro de Exposições do CAB (1974) e a Igreja do CAB (1975) foram projetadas pelo arquiteto João Filgueiras Lima. O traçado viário é de autoria de Lúcio Costa.

A cerca de 15 km do centro da cidade, ora é considerado componente do bairro da Sussuarana, ora é considerado um bairro de fato, a região é cercada de vestígios de Mata Atlântica, às margens da Avenida Paralela.




E em 9 de agosto de 2009, foi realizada a primeira prova da história da Stock Car em um circuito de rua e no Nordeste: o GP Bahia, nas ruas do CAB, em 2010, o circuito passou a se chamar "Circuito Ayrton Senna", em homenagem ao brasileiro tricampeão da Fórmula Junto com o novo nome, foi inaugurada um monumento a Ayrton Senna, de autoria do artista baiano Bel Borba.





Em 10 de julho de 2004, o Centro Administrativo serviu de palco para outro grande evento, a gravação do CD Esperança do grupo musical gospel Ministério de Louvor Diante do Trono com um público de mais de 1.200.000 (um milhão e duzentas mil) pessoas, de diversas religiões, segundo dados da Polícia Civil da Bahia. 



2 comentários: